29 julho 2011

DIA DO AGRICULTOR É COMEMORADO EM BERURI


No dia 28 de julho foi comemorado o Dia do Agricultor no município de Beruri. Foi oferecido um café da manhã regional aos agricultores com produtos locais. O evento foi realizado no prédio do Escritório Local do IDAM em Beruri e contou com a presença dos Agricultores do município, o Prefeito de Beruri José Domingos de Oliveira, o Vice-Prefeito Jafé Mota, Vereadores, Secretários, Presidentes de Associações de Agricultores e Lideranças Comunitárias.
O evento começou com a palavra do Gerente do Escritório do IDAM no município, Izaque Epifânio Marques, onde ressaltou a importância dos agricultores para a sociedade, pois são pessoas que enfrentam condições adversas para produzir alimentos, os quais são consumidos diariamente em nossos lares, disse também que não é fácil ser agricultor no amazonas, devido às próprias características da região no que refere as grandes distâncias, estradas em péssimas condições, rios extensos, clima quente e questões ambientais, pois estar se criando uma cultura de que praticar qualquer atividade agropecuária na Amazônia, especialmente no amazonas, tendo vistas que os agricultores são taxados de criminosos e por fim agradeceu profundamente o esforço e a dedicação de todos os membros da equipe local e os colaboradores deste evento. Em seguida o Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Projeto de Assentamento de Beruri, Augusto Gama agradeceu pela realização do evento e disse que apesar de ter sido a primeira vez que isso aconteceu em Beruri, ficou satisfeito, pois teve a participação expressiva dos agricultores e acima de tudo por ter sido um ato de valorização do trabalhador rural. Espera que no próximo ano seja bem melhor.

Depois o Prefeito de Beruri José Domingos de Oliveira, ressaltou que esse dia é marcante para o município e para ele em especial, pois é filho de agricultor e além de ocupar o cargo de prefeito também é agricultor. Disse ainda que o setor primário do município precisa ser fortalecido com investimentos na área de escoamento da produção na melhoria de estradas e aquisição de caminhão, trator; numa central de comercialização com a construção de uma feira coberta – a produção local é comercializada na beira das ruas; na aquisição de uma câmara frigorífica para estocagem do pescado e na regularização fundiária, prometeu ainda apresentar algumas propostas ao Governador do Amazonas Omar Aziz e ao Secretário de Estado da Produção Rural Eron Bezerra visando melhorar o setor primário local.
O evento ocorreu durante toda a manhã na oportunidade foram sorteados brindes aos agricultores como: garrafa de água, terçado, camisas e bota. O café da manhã foi realizado com a colaboração do grupo de mulheres que trabalham na usina de castanha; associações de agricultores, comerciantes e políticos através da doação dos produtos e brindes.


Fotos: Francimar Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário