25 janeiro 2011

Prefeito entrega Kombi ao Conselho Tutelar de Beruri

No final do ano passado o Governo do Estado do Amazonas, entregou em Manaus uma Kombi para o Conselho Tutelar do município de Beruri, e na última segunda feira ,24, chegou à vez da entrega aqui no município, o prefeito em exercício, Jafé Mota, entregou os documentos e a chave do veículo para os conselheiros Tutelares de Beruri segundo o prefeito que eles, cuide desse veículo que é patrimonio do município.


A solenidade de entrega aconteceu em frente à prefeitura e contou com as presenças do Vereador Flaviney Lisboa e dos secretários Osmário, Franciane, Nonatinho e de vários funcionários da prefeitura que estiveram na solenidade de entrega.

10 janeiro 2011

Matança indiscriminada de botos em comunidade da zona rural de Beruri



A prática não é nova, mas da forma como vem sendo realizada, requer mais atenção dos ambientalistas, pesquisadores e autoridades ambientais a respeito do abate do boto tucuxi (Inia goffrensis), em várias regiões do Amazonas, por comunidades ribeirinhas, para a utilização de sua carne na pesca de uma espécie conhecida popularmente na Amazônia como piracatinga (Calophysus macropterus), ou birosca, mota e simi, em áreas da Colômbia e Peru, onde o peixe é comercializado.

O portal acritica.com teve acesso a imagens que mostram a matança de botos tucuxis, na localidade conhecida como "Boca do Cacau", a cinco minutos do município de Beruri - localizado a 170 quilômetros de Manaus -, ocorrida no último mês de dezembro.

Os animais são mortos tanto com arpão bem como por meio de facadas - num processo chamado pelos ribeirinhos de "sangrar o animal".

Informalidade

No local em que as imagens foram gravadas, não há fiscalização dos órgãos competentes em orientar o ribeirinho para a captura da piracatinga de uma outra maneira, bem como o abate indiscriminado dos botos, o que é proibido por lei.
A utilização da carne do boto para a captura de pescado ocorre em virtude da mesma ter bastante "pitiú" (cheiro peculiar do peixe na salga), odor forte que atrai o peixe de hábitos carnívoros.
A estimativa dos ribeirinhos é a de que um boto adulto, cujo peso varia de 150 a 200 quilos, possa render na pesca de aproximadamente 600 unidades de piracatinga.
Entretanto, como se trata de um mercado negro, os ribeirinhos não contam com apoio de uma cooperativa, e vendem o pescado para um atravessador, que se encarrega de comercializá-lo na área de fronteira.

Fonte: portal acritica.com

05 janeiro 2011

MotoTáxi e São Francisco são Campeões do Campeonato Beruriense 2010




Foto: Francimar Lima

A secretaria municipal de esporte realizou dia 30 a final do campeonato Beruriense masculino e feminino, onde teve uma premiação de 6.200 reais, mais troféus e medalhas, sendo que 5 mil para o masculino e 1.200 reais para o feminino.
No masculino consagrou-se Campeão a equipe do Moto Táxi futebol clube vencendo a equipe do atlético da Castelo Branco nos pênaltis, e no feminino o são Francisco derrotou também nos pênaltis a favorita equipe do Anjo Azul, a final foi realizada no campo do atlas onde reuniu cerca de 2 mil pessoas.

03 janeiro 2011

Suspeito de assassinar Rebeca Sarmento se apresenta a polícia


>Rosemir Moraes de Souza, suspeito de assassinar sua companheira Rebeca Sarmento se apresentou na delegacia de Manacapuru, ele prestou depoimento e foi liberado, no depoimento ele disse que chegou por volta de uma da madrugada e a vítima Rebeca Sarmento partiu para agredir com uma faca e tentou fura lo, e os dois caíram, e ela caiu por cima, onde foi atingida, disse Rosemir.


02 janeiro 2011

Jovem é encontrado enforcado em Beruri

Foto: Francimar Lima

Um jovem com o nome de Diego Saldanha de 18 anos foi encontrado enforcado com uma corda hoje pela manhã, em seu quarto no flutuante de seus avôs onde o jovem morava. O local é conhecido como boca do castanha no município de Beruri, segundo informações do delegado da delegacia de Beruri o Sargento Enédice Carvalho, o caso é desconhecido, o corpo do jovem está sendo velado no Centro Comunitário da Paróquia de Beruri.

01 janeiro 2011

Parentes e amigos estiveram no sepultamento de Rebeca Sarmento








Fotos:Francimar Lima

No último sábado dia, 01, parente e amigos estiveram no Cemitério Santa Rita em Beruri, para dar o último adeus à estudante Rebeca Sarmento assassinada em um hotel do município de Manacapuru, com uma facada no peito, segundo informações de um funcionário do hotel, a vítima estava acompanhado de um homem chamado Rosemir Moraes de Souza seu marido e uma criança com idade de 2 anos. O delegado Antônio Rodrigues da Silva, disse que o caso está sendo investigado, mas informou que ao lado da vítima foi encontrada uma bíblia com o nome de Rebeca Sarmento.