29 julho 2011

DIA DO AGRICULTOR É COMEMORADO EM BERURI


No dia 28 de julho foi comemorado o Dia do Agricultor no município de Beruri. Foi oferecido um café da manhã regional aos agricultores com produtos locais. O evento foi realizado no prédio do Escritório Local do IDAM em Beruri e contou com a presença dos Agricultores do município, o Prefeito de Beruri José Domingos de Oliveira, o Vice-Prefeito Jafé Mota, Vereadores, Secretários, Presidentes de Associações de Agricultores e Lideranças Comunitárias.
O evento começou com a palavra do Gerente do Escritório do IDAM no município, Izaque Epifânio Marques, onde ressaltou a importância dos agricultores para a sociedade, pois são pessoas que enfrentam condições adversas para produzir alimentos, os quais são consumidos diariamente em nossos lares, disse também que não é fácil ser agricultor no amazonas, devido às próprias características da região no que refere as grandes distâncias, estradas em péssimas condições, rios extensos, clima quente e questões ambientais, pois estar se criando uma cultura de que praticar qualquer atividade agropecuária na Amazônia, especialmente no amazonas, tendo vistas que os agricultores são taxados de criminosos e por fim agradeceu profundamente o esforço e a dedicação de todos os membros da equipe local e os colaboradores deste evento. Em seguida o Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Projeto de Assentamento de Beruri, Augusto Gama agradeceu pela realização do evento e disse que apesar de ter sido a primeira vez que isso aconteceu em Beruri, ficou satisfeito, pois teve a participação expressiva dos agricultores e acima de tudo por ter sido um ato de valorização do trabalhador rural. Espera que no próximo ano seja bem melhor.

Depois o Prefeito de Beruri José Domingos de Oliveira, ressaltou que esse dia é marcante para o município e para ele em especial, pois é filho de agricultor e além de ocupar o cargo de prefeito também é agricultor. Disse ainda que o setor primário do município precisa ser fortalecido com investimentos na área de escoamento da produção na melhoria de estradas e aquisição de caminhão, trator; numa central de comercialização com a construção de uma feira coberta – a produção local é comercializada na beira das ruas; na aquisição de uma câmara frigorífica para estocagem do pescado e na regularização fundiária, prometeu ainda apresentar algumas propostas ao Governador do Amazonas Omar Aziz e ao Secretário de Estado da Produção Rural Eron Bezerra visando melhorar o setor primário local.
O evento ocorreu durante toda a manhã na oportunidade foram sorteados brindes aos agricultores como: garrafa de água, terçado, camisas e bota. O café da manhã foi realizado com a colaboração do grupo de mulheres que trabalham na usina de castanha; associações de agricultores, comerciantes e políticos através da doação dos produtos e brindes.


Fotos: Francimar Lima

27 julho 2011

Autoridades de Beruri participaram de encontro da AAM em Anori


O vice prefeito de Beruri Jafé Mota, acompanhado dos Vereadores, Secretários de Saúde, Educação e Meio Ambiente, estiveram na última segunda feira no município de Anori para participar do encontro dos Municípios

Realizado pela AAM (Associação Amazonense de Municípios) no município de Anori pelo Presidente da Associação e prefeito de Manaquiri Jair Souto e assessores do governo, nesse encontro foi debatido regulamentação dos municípios e melhorias no setor de Micro e Pequenas Empresas e também a criação das associações dos municípios do estado, o evento foi realizado na Câmara Municipal de Anori, para finalizar o evento a prefeita do Anori Sansuray agradeceu todas as autoridades que participaram do evento.


Fotos:Francimar Lima

Ribeirinhos de Beruri ganha transporte escolar fluvial


No último final de semana vários gestores municipais e estaduais do município o vice prefeito Jafé Mota estiveram no porto de Beruri para receber a primeira lancha fluvial escolar de Beruri, motor 90HP capacidade para vinte alunos

Fruto das parcerias entre prefeitura através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e Governo Federal, segundo o secretario de educação em exercício Romano Fortunato essa lanha irá beneficiar vários moradores da zona rural do município que tem dificuldade de um transporte escolar digno, disse Romano.


Fotos: Francimar Lima

19 julho 2011

Aulas de Jiu-Jítsu, MMA e Box em Beruri faça sua inscrição.

Beruri Top Team


Aulas de: Jiu-Jítsu; MMA e Boxe (em breve)


Em breve primeira academia de artes marciais de Beruri

Informações: (97) 9902-6699; (97) 8805-1535 (97) 8806-6640

Não use DROGAS. Não Brigue, LUTE!!!

O inscrito deverá comprar seu próprio Kimono, Mais informações números acima.


APOIO:

BERURI EM FOCO

Aulas de: Jiu-Jítsu; MMA e Boxe em breve em Beruri faça sua inscrição

Beruri Top Team


Aulas de: Jiu-Jítsu; MMA (em breve); Boxe (em breve)
Em breve primeira academia de artes marciais de Beruri
Informações: (97) 9902-6699; (97) 8805-1535 (97) 8806-6640
Não use DROGAS. Não Brigue, LUTE!!!
O inscrito deverá comprar seu próprio Kimono, Mais informações números acima.



11 julho 2011

Luz para todos chega em mais uma comunidade rural de Beruri



No último final de semana mais uma etapa do projeto Luz para todos foi inaugurado, dessa vez foi na comunidade Bela Vista no município de Beruri, o projeto que já beneficiou as comunidades do Pupunha I e II chegou na Bela Vista , o projeto do Governo Federal em parcerias com a Amazonas Energia e Prefeitura de Beruri vem dando bons frutos para os ribeirinhos da zona rural de Beruri

uma grande cerimônia foi realizado pelos moradores da comunidade para recepcionar as autoridades que contou com as presenças do prefeito José Domingos e vice Jafé Mota e de seus secretários e do representante e encarregado da Amazonas Energia Miguel, segundo ele os trabalhos do projeto não para por aí, está semana os trabalhos continuam , e muito em breve as comunidades do Furo Grande, Monte cristo e Paraná do Cacau será beneficiada com luz 24 horas também. Disse.

Fotos: Jorge Luiz


05 julho 2011

Ações que beneficiam o agricultor familiar são promovidas pela Unloc de Beruri


Fonte: Gecom/Unloc Beruri

A produção florestal madeireira ganha destaque em junho de 2011 na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus. Entre os dias 15 e 17 de junho foram capacitados 42 extrativistas no curso de “Introdução ao Manejo Florestal”, promovido pela Unidade Local (Unloc) do IDAM de Beruri e Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal-DATEF/ IDAM Central em parceria com o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC/SDS) e Prefeitura Municipal de Beruri. O curso teve o objetivo de proporcionar aos moradores da reserva mais uma opção quanto ao uso dos recursos florestais, respeitando os princípios da sustentabilidade ambiental, social e econômica, assim como, capacitá-los para atuarem diretamente nos Planos de Manejo Florestal Sustentável de Pequena Escala que já estão em processo de elaboração.



Em paralelo a esta ação, o engenheiro florestal Manoel de Jesus de Souza Miranda (IDAM/ Beruri), informou que já estão em processo de licenciamento ambiental as movelarias e serrarias de pequeno porte da sede do município para absorverem a matéria-prima dos planos de manejo da reserva, e acrescenta ainda que, esse link de parcerias são ferramentas fundamentais para que a cadeia produtiva da atividade madeireira ganhe forca no município.



O gerente da unidade local Izaque Epifânio Marques destaca que, no município a atividade madeireira é executada de forma clandestina e que a partir desse trabalho de assistência técnica e extensão florestal será possível haver mudanças no cenário da ilegalidade para legalidade. O Secretário Municipal de Produção, Homério Pereira da Silva que também participou da capacitação, mencionou que no passado já atuou no ramo como operador de motosserra e que foi sua primeira vez que como participante de um curso dessa natureza. Ele também acrescentou ainda que está disposto a trabalhar em parceria com as instituições envolvidas nesse processo e que o município e a população só tem a ganhar com o sucesso promissor que o manejo florestal irá proporcionar a população de Beruri.

04 julho 2011

Beruri em Adoração reúne centenas de pessoas no Ginásio Coberto



No último sábado dia 2 de Julho, a Igreja Mundial do Poder de Deus em Beruri, atráves do pastor Lúcio Flávio, realizou o I Beruri em Adoração no município , que teve como atração principal o Cantor Junior Lira

O evento foi realizado na escola Estadual Euclides Corrêa e contou com cerca mil pessoas de várias denominações, durante o evento o pastor Lúcio Flávio fez vários sorteio de brindes e agradeceu a todos os colaboradores do evento que foi finalizado com as lindas canções cantada pelo cantor Junior Lira.


Fotos: Francimar Lima