05 julho 2011

Ações que beneficiam o agricultor familiar são promovidas pela Unloc de Beruri


Fonte: Gecom/Unloc Beruri

A produção florestal madeireira ganha destaque em junho de 2011 na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus. Entre os dias 15 e 17 de junho foram capacitados 42 extrativistas no curso de “Introdução ao Manejo Florestal”, promovido pela Unidade Local (Unloc) do IDAM de Beruri e Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal-DATEF/ IDAM Central em parceria com o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC/SDS) e Prefeitura Municipal de Beruri. O curso teve o objetivo de proporcionar aos moradores da reserva mais uma opção quanto ao uso dos recursos florestais, respeitando os princípios da sustentabilidade ambiental, social e econômica, assim como, capacitá-los para atuarem diretamente nos Planos de Manejo Florestal Sustentável de Pequena Escala que já estão em processo de elaboração.



Em paralelo a esta ação, o engenheiro florestal Manoel de Jesus de Souza Miranda (IDAM/ Beruri), informou que já estão em processo de licenciamento ambiental as movelarias e serrarias de pequeno porte da sede do município para absorverem a matéria-prima dos planos de manejo da reserva, e acrescenta ainda que, esse link de parcerias são ferramentas fundamentais para que a cadeia produtiva da atividade madeireira ganhe forca no município.



O gerente da unidade local Izaque Epifânio Marques destaca que, no município a atividade madeireira é executada de forma clandestina e que a partir desse trabalho de assistência técnica e extensão florestal será possível haver mudanças no cenário da ilegalidade para legalidade. O Secretário Municipal de Produção, Homério Pereira da Silva que também participou da capacitação, mencionou que no passado já atuou no ramo como operador de motosserra e que foi sua primeira vez que como participante de um curso dessa natureza. Ele também acrescentou ainda que está disposto a trabalhar em parceria com as instituições envolvidas nesse processo e que o município e a população só tem a ganhar com o sucesso promissor que o manejo florestal irá proporcionar a população de Beruri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário